Kits do projeto “Bom Pra Cachorro” começam a ser instalados em parceria com comerciantes de Mogi das Cruzes
Não é raro vermos muitos animais andando pelas ruas da cidade, sem um lar e cuidados básicos. Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existam mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, sendo mais da metade deles, cachorros.
Com objetivo de propagar, junto à comunidade, o senso de responsabilidade social e respeito pelos animais, a vereadora Fernanda Moreno em parceria com a ONG Grupo FERA de proteção animal, idealizou o projeto “Bom Pra Cachorro”, que consiste na instalação de canos em PVC adaptados para receber água e ração e saciar as necessidades básicas dos cães errantes no município.
O primeiro par de canos foi instalado no distrito de Jundiapeba, e ficará sob responsabilidade de uma casa de ração, um dos primeiros estabelecimentos comerciais interessados em ser parceiro do projeto. Ao todo, são 7 kits iniciais já confeccionados, que serão instalados em comércios mapeados da cidade.
O contato com demais interessados já está sendo feito por ordem de procura. O projeto-piloto conta com 30 pares de canos a serem colocados em demais locais que queiram ficar responsáveis pela manutenção e abastecimento dos kits até o final do ano. Os comércios parceiros também recebem um cofrinho da ONG Grupo FERA, para clientes interessados em colaborar com a iniciativa.
A ideia de trazer a proposta para Mogi das Cruzes surgiu após visita da parlamentar à Praia Grande, na baixada santista, para conhecer o projeto de comedouros e bebedouros que funciona no litoral, realizado pelo vereador Cadu Barbosa, desde janeiro deste ano.
O projeto batizado como “Bom Pra Cachorro” busca comerciantes amigos da causa animal para receberem um par de canos em frente ao estabelecimento. A responsabilidade de abastecer, limpar e retirá-los durante a noite será de responsabilidade do dono do local, que poderá dividir a responsabilidade com comércios vizinhos.
Os kits fazem parte de um projeto social em prol dos animais, por isso, não é preciso pagar para receber um. No entanto, quem quiser ajudar contribuindo para confecção dos canos, pode se cadastrar junto à ONG para ser um patrocinador, mas em nenhum momento é exigido valor pela colocação dos mesmos, apenas que se responsabilize com água e ração.
Como identificar um par de canos do projeto “Bom Pra Cachorro”?
Os comedouros e bebedouros são adesivados sempre nas cores roxa e verde e contam com o logo do projeto. Caso você veja algum comedouro danificado, envie uma foto e o endereço para parceiro@projetobompracachorro.com.br
Quero ter um par de comedouro em meu comércio ou ajudar na confecção dos canos, o que preciso fazer?
Preencha o formulário de interesse no site https://projetobompracachorro.com.br/ e aguarde contato para uma entrevista prévia. Dúvidas frequentes também são disponibilizadas na página.