10 CURIOSIDADES SOBRE A CASTRAÇÃO GRATUITA DE MOGI DAS CRUZES QUE VOCÊ PRECISA SABER

fernanda moreno

10 Curiosidades Sobre a Castração Gratuita de Mogi Das Cruzes que Você Precisa Saber

Não é raro vermos muitos cães e gatos abandonados vagando pelas ruas da cidade. Mas você já parou para pensar que, antes de estar ali, eles já tiveram um dono e um lar? Por incrível que pareça, um dos principais motivos do abandono são crias indesejadas, uma questão muito fácil de resolver através da castração. 

A castração é um procedimento cirúrgico simples que consiste na retirada do útero e ovários em fêmeas, e dos testículos, em machos, realizado por um médico veterinário, que muitos tutores ainda evitam por falta de orientação, apesar dos inúmeros benefícios que oferecem ao pet, além, é claro, de evitar ninhadas inesperadas.  

Leia também: benefícios castração machos

Leia também: benefícios castração fêmeas

Muitos moradores não sabem, mas a cirurgia é oferecida de graça para cães e gatos em Mogi das Cruzes pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). 

E é muito simples realizar o agendamento para seu animal de estimação. Ainda não sabe como? Então confira essas curiosidades sobre a castração gratuita na cidade:  

Para agendar a castração, você precisa assistir a uma pequena palestra

O agendamento é simples e você já sai de lá com a data do procedimento. As orientações são dadas por um médico veterinário da zoonoses, que falará sobre guarda responsável, cuidados pré e pós-operatório, além de esclarecer dúvidas, se houver. 

A palestra é realizada semanalmente às sextas e aos sábados

A palestra é realizada todas as sextas-feiras (exceto feriados), às 14h, na Secretaria Municipal da Saúde, que fica na rua Manoel de Oliveira, 30, no Mogilar. E neste ano, passou a ser oferecida nas edições do programa Bairro Feliz, que leva uma série de serviços gratuitos aos bairros aos finais de semana. A primeira palestra é dada ao meio-dia, por isso, é importante realizar o cadastro antes desse horário, ok? 

Você pode conferir o cronograma do Bairro Feliz aqui

É indicado que seu pet seja vacinado antes da castração

Não existem problemas em castrar filhotes, muito pelo contrário, castrar seu pet antes do primeiro ano de vida irá prevenir uma série de doenças que podem ser fatais, como câncer de mama e ovário em fêmeas, e câncer de próstata e testículos em macho. Porém, o ideal é que seu cãozinho ou gatinho já tenha tomado todas as primeiras vacinas e trocado a dentição, para que seu sistema reprodutor atinja maturidade.

Leia também: Mitos e Verdades sobre Castração

Você pode agendar a castração para mais de um pet de uma vez

Você não precisar assistir uma palestra por animal a ser castrado. Basta participar das orientações uma vez para poder agendar a esterilização em todos os cães e gatos que tiver de estimação.

É preciso levar seus documentos pessoais e comprovante de vacinação do animal a ser castrado

Para agendar a castração é simples: basta levar um documento pessoal com foto, comprovante de endereço e comprovante de vacinação do pet a ser castrado. Se for castrar mais de um, será preciso um comprovante de vacinação para cada.

Não precisa mais levar o animal no dia da palestra

Antigamente, era necessário levar o pet numa quinta-feira à tarde para assistir à palestra no CCZ, e depois voltar com ele para a castração, o que gerava grande transtorno à população, além de alto custo para transportar o animal duas vezes até o distrito de César de Souza. 

Felizmente, após o trabalho realizado pela vereadora Fernanda Moreno, não é mais necessário levar o animal no dia da palestra, que também foi transferida para a Secretaria Municipal da Saúde, na região central da cidade.

Atualmente, a cirurgia é realizada em duas clínicas veterinárias

A castração é realizada no próprio CCZ e também em clínica veterinária conveniada, que reduziu a fila de espera de 7 meses para 15 dias. O convênio com a clínica parceira resultou em aumento significativo no controle populacional de animais e aumentou em 35% a média de castração diária em Mogi das Cruzes. 

Seu pet sai da castração identificado por um microchip

E você não precisa pagar por isso. A identificação subcutânea é obrigatória, conforme a Lei Municipal 113/14, e importante para que seu pet seja identificado, em casos de fuga em que o animal chegue até o CCZ.

Conheça outros serviços gratuitos em Mogi das Cruzes para seu pet

Vacina antirrábica
A vacinação de cães e gatos contra raiva pode ser feita por qualquer munícipe no CCZ, de segunda a sexta, das 9h às 16h, em animais com mais de três meses de idade. Para mais informações, clique aqui.
Centro do Bem-Estar Animal
O CBEA oferece atendimento clínico veterinário gratuito para cães e gatos de moradores de Mogi das Cruzes, de segunda a sexta, das 8h às 17h, sendo o período da manhã dedicado a consultas e retornos, e o período da tarde para cirurgias. Para mais informações, clique aqui

Mogi das Cruzes tem uma representante da causa animal na política

Nascida e criada em Mogi, a vereadora Fernanda Moreno (PV) luta por políticas públicas em prol da causa animal no município. Desde que assumiu o mandato, foi responsável por melhorias no bem-estar dos animais, ampliando o serviço de castração gratuita, e levando a conscientização sobre guarda responsável, a vacinação antirrábica e a castração a mutirões distantes do CCZ, onde concentram-se os serviços voltados aos animais. Mas sua paixão pelos bichos a acompanha desde jovem, quando começou a resgatar, cuidar e doar cães e gatos. Fernanda também é voluntária e fundadora de uma ONG que salva a vida de diversos animais de rua diariamente.