O período de férias e festas chegou, e junto com ele, muitos planos de viagem. Melhor ainda é quando viaja a família toda, incluindo os animais de estimação! E, para garantir uma viagem tranquila, preparamos essas dicas de cuidados com os pets durante viagens. Confira!
Leve ao veterinário antes da viagem
A primeira orientação do CRMV-SP é que o pet passe por um check-up com antecedência, para verificar o estado de saúde e tomar as providências necessárias. É importante estar com a carteirinha de vacinação em dia e controle de parasitas, como vermes, pulgas e carrapatos.
Também são necessários cuidados a depender do destino da viagem. “Por exemplo, se vai à praia, tem que se proteger contra a dirofilariose, a doença o verme do coração. Se vai a uma região endêmica, ver se precisa de proteção contra leishmaniose, entre outras”, explica Carolina Filippos, da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV-SP
(((( Leia mais: Como proteger meu cachorro do barulho dos fogos? ))))
Regras de transporte – viagem de carro
Para transporte de animais em carro, o Código de Trânsito Brasileiro prevê alguns cuidados. Animais no colo, no banco do carona ou com a cabeça fora da janela podem resultar em situações de risco, tanto para os pets quanto para os demais ocupantes do veículo, bem como multa.
Entre as opções permitidas, estão as caixas de transporte, que têm que ser adequadas ao tamanho do animal, acopladas ao cinto de segurança, com ventilação em todos os lados e porta e travas de ferro. Para cães maiores ou que não ficam em caixas, também existem cintos de segurança que podem ser ligados às guias
Viagens de ônibus e avião
É preciso verificar as regras específicas das companhias. E em viagens internacionais, cada país tem suas regras. O CRMV-SP tem um Guia Para Emissão de Atestados de Saúde de Pequenos Animais, com várias informações e orientações.
Acostume seu pet com o carro
Evite pegar estrada sem que seu pet esteja acostumado, pois ele pode ficar assustado e agitado, podendo atrapalhar a viagem. Por isso, alguns dias antes de pegar a estrada, faça alguns passeios com o bichinho, para que ele se acostume com o ambiente diferente do seu.
Identifique seu pet
Mesmo que seu pet seja calmo ou treinado, é importante providenciar uma identificação para coleira, com nome, endereço e contato dos tutores. A soltura de fogos de artifício com barulho é um dos motivos que faz os cachorros se assustarem e fugirem durante as festas de final de ano. Por isso, prevenir que ele se perca é muito importante nessa época.
Prepare um kit de primeiros socorros
Muitos pets tomam medicamentos contínuos, mas, além deles, inclusão de itens para pequenos curativos também são úteis, como soro fisiológico para lavagem de feridas, solução anti-séptica, esparadrapo microporado, gazes e bandagem.
No dia da viagem
Alimente seu pet algumas horas antes da viagem e sempre com uma alimentação leve. Assim, evita que ele viaje com mais conforto e menos riscos de enjoo ou vômito.Lembre-se também de levar seus pertences, como pote de água e ração, comida, guia, brinquedos, entre outros itens, para que ele se sinta em casa.
Faça pausas na estrada
As pausas durante a viagem também são essenciais, a cada duas ou três horas ou quando o comportamento do pet indicar que é preciso. Deve-se observar, ainda, a temperatura do veículo durante a viagem. A dica é escolher os horários mais frescos do dia, para evitar o desconforto térmico do animal.
Cuidado com piscina e praia
Fique atento aos riscos de afogamento. Em casos de piscinas, é importante que haja uma saída fácil para o pet, em caso de queda na água. E não esqueça de dar banho nele em caso de acidente desse tipo, pois a água com cloro pode causar reações alérgicas no animalzinho.