Fruto da Indicação 1591/22 da vereadora Fernanda Moreno o programa prevê ações junto a alunos do 5º ano da rede municipal de incentivo à guarda responsável, zoonoses, adoção e bem-estar animal.
Escolas de Mogi das Cruzes podem contar, ainda neste ano de 2022, com atividades lúdicas de foco ao respeito aos animais e o meio em que vivem.
Trata-se do “Programa Veterinário Mirim”, uma proposta da vereadora Fernanda Moreno (MDB) que tem como objetivo levar ao conhecimento dos alunos de 5º ano incentivo em relação à posse responsável, zoonoses, adoção e ao bem-estar animal.
O projeto (Indicação 1591/22) foi aprovado na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes em maio deste ano e está em fase de estudos pela Prefeitura. “Já realizamos algumas reuniões com o prefeito Caio Cunha que reconheceu a importância da iniciativa, principalmente a longo prazo, pois a educação em respeito ao bem-estar dos animais contribui para a diminuição da quantidade de cães e gatos abandonados nas ruas”, explica Fernanda Moreno.
Além do abandono, a vereadora mogiana aponta a necessidade de conscientização da população acerca dos direitos dos animais, como forma de redução de crimes ambientais, reprodução desenfreada, acidentes de trânsitos, maus-tratos, entre outras questões.