Atendendo propostas da vereadora Fernanda Moreno (MDB), assuntos relacionados aos pets serão tratados em separado das políticas públicas da saúde humana; uma das novidades é que: consultas, exames, procedimentos cirúrgicos) será ampliado com alteração de endereço
Ainda no segundo semestre deste ano, haverá uma reestruturação na Secretaria Municipal de Saúde, ampliando o atendimento e políticas públicas em prol dos animais. É a separação do Núcleo de Zoonoses (Saúde Humana) do Núcleo de Bem Estar Animal (Saúde Animal).
Isto é: assuntos relacionados ao serviço veterinário público como por exemplo, o atendimento ambulatorial (consultas, exames, procedimentos cirúrgicos) será ampliado com alteração de endereço (do atual prédio, no distrito de César de Souza, para um novo local, mais perto da população: no bairro do Mogilar). Além disso, um processo licitatório que já está em andamento, servirá para a contratação de um serviço de castração itinerante para 700 cirurgias – graças a uma emenda de R $100 mil do deputado federal Baleia Rossi (MDB).
Tais medidas que são resultado do trabalho e propostas da vereadora Fernanda Moreno (MDB) foram anunciadas durante reunião da Comissão Especial de Vereadores (CEV) do Bem Estar Animal da Câmara Municipal com a vice-prefeita Priscila Yamagami e representantes das Secretarias de Saúde e do Verde e Meio Ambiente. “Na prática, a saúde humana e saúde animal serão tratadas de maneira separada, mas em igual prioridade: com mais serviços disponíveis, de melhor qualidade, e de fácil acesso à população com seus animais. Algo que defendo desde que assumi como vereadora, em 2017”, sintetizou Fernanda.
De acordo com a parlamentar, outra emenda de R$ 1 milhão do deputado federal, Baleia Rossi (MDB) já estaria à disposição da Administração Municipal para a compra de equipamentos e mobiliário da nova clínica de atendimento aos animais, que funcionará como espécie de “mini-hospital” veterinário municipal.
“Além de consultas e exames, este novo espaço terá cirurgias, dentre outros procedimentos que o atual CBEA (Centro do Bem Estar Animal) não possui”, explicou Sylvia Abrantes, responsável pelo Núcleo de Bem Estar Animal da Prefeitura de Mogi. Ela conta que um novo processo licitatório será aberto, nos próximos meses, para a escolha e contratação da empresa responsável por este “mini-hospital” veterinário municipal. A mudança para um local mais centralizado também faz parte dos pedidos da vereadora Fernanda Moreno, em razão das inúmeras reclamações da população sobre a distância do atual CBEA (Centro de Bem Estar Animal). “Além de mais próximo, o novo espaço será bem maior”, destacou a parlamentar.
“Com essas mudanças, os veterinários e alguns profissionais técnicos da Prefeitura estarão empenhados em atividades de identificação, controle e combate a endemias e zoonoses, como por exemplo, a esporotricose, raiva, leptospirose, dentre outros”, completou Sylvia Abrantes.