Mais da metade dos chamados na Ouvidoria de Mogi das Cruzes são relacionados à causa animal Denúncias de maus-tratos a animais domiciliados lideram o ranking de denúncias

ouvidori-animal

A Ouvidoria é o elo de comunicação entre os moradores de uma cidade e a Administração Pública Municipal. É o canal direto entre a você e todos os setores da Prefeitura para reclamações, denúncias, solicitações e sugestões. E o balanço dos atendimentos divulgado em maio deste ano mostra a preocupação com a causa animal: 58% dos atendimentos realizados nos primeiros meses de 2019 foram relacionados à Zoonoses, sendo denúncias de maus-tratos a animais domésticos a campeã de chamados. 

Saiba como denunciar maus-tratos em Mogi das Cruzes

A inclusão de categorias envolvendo animal no atendimento da ouvidoria foi solicitado pela vereadora Fernanda Moreno assim que assumiu o mandato, em 2017, pela quantidade de denúncias que até hoje chegam em seu gabinete. Através dos dados de solicitações, é possível captar a necessidade do município, e criar políticas públicas mais eficientes, como o aumento da castração através de parceria com clínica veterinária conveniada, a inclusão de vacinação e agendamento para castração nas edições do Bairro Feliz.

De janeiro de 2017 a abril de 2019, a Ouvidoria recebeu 2.176 chamados destinados à Zoonoses, a maioria deles relacionados à casos de maus-tratos a animais domésticos domiciliados, ou seja, que possuem dono: 33% dos chamados envolviam denúncias de crueldades, abandono, entre outras negligências.  

Seguindo o ranking de atendimentos, estão as ocorrências envolvendo animais sinantrópicos, aqueles que podem transmitir doenças aos homens e a outros animais, que correspondem a 22% dos chamados.  Os demais atendimentos dividem-se entre animais em via pública (cães e gatos), animais de grande porte (equinos, bovinos, suínos, ovinos e caprinos), peçonhentos, silvestres, Centro de Controle de Zoonoses e Centro de Bem-Estar Animal e outros chamados, como infestação de carrapatos e informações diversas (vide tabela e gráfico).

ASSUNTOATENDIMENTOS(de jan/17 a abr/19)PORCENTAGEM
MAUS-TRATOS(Animais domiciliados)72233%
ANIMAIS SINANTRÓPICOS47322%
OUTROS34916%
ANIMAIS EM VIA PÚBLICA (Cães e Gatos)34116%
ANIMAIS DE GRANDE PORTE1075%
ANIMAIS PEÇONHENTOS914%
ANIMAIS SILVESTRES492%
CBEA241%
CCZ201%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

38 pensamentos em “Mais da metade dos chamados na Ouvidoria de Mogi das Cruzes são relacionados à causa animal Denúncias de maus-tratos a animais domiciliados lideram o ranking de denúncias”