Uma comitiva de parlamentares que defendem a causa animal no Estado esteve na tarde desta sexta-feira (18) no Dr. Hospital Pezzuti Cavalcati para verificar as denúncias de abandono e maus tratos aos animais que vivem no entorno da unidade.
O grupo formado pelo deputado estadual delegado Bruno Lima (PP) e vereadores Fernanda Moreno (MDB) de Mogi das Cruzes, Regiane de Castro (Podemos) e Marcel Pereira da Silva (PTB), de Suzano, tinha por objetivo verificar os motivos que levaram a direção do Hospital Dr. Arnaldo a proibirem por protetores, Ongs e funcionários de alimentarem ou assistência médica dos cães que ali vivem.
Os parlamentares foram recebidos por integrantes da diretoria administrativa do Hospital.
“Recebemos a informação que a diretoria técnica distribuiu um comunicado proibindo funcionários de fornecerem alimentação aos animais, sob risco de serem penalizados administrativamente. Além disso, representantes de Ongs e protetores que residem na região, foram proibidos de adentrar na área para assistir os animais, o que é um absurdo. Deixar animais com fome e sede é maus tratos. Viemos aqui para entender o motivo”, comentou o deputado estadual Bruno Lima, que há alguns dias apresentou requerimento de informações na Assembleia Legislativa.
A vereadora Fernanda Moreno (MDB) conta que também “estranhou” a decisão da diretoria técnica do hospital. “O trabalho voluntário de assistência aos animais que circulam nesta comunidade acontece desde 2013. Havia um consenso. Protetores, Ongs e alguns voluntários se revezavam para acesso a tratamento veterinário e castração. Havia a necessidade de ampliar o trabalho com os animais, principalmente uma política de castração, o que não aconteceu”, explicou. “Mas decidir assim suspender tudo é no mínimo, um retrocesso”, completou. “Entendemos que trata-se de uma região hospitalar que é ampla e que, com boa vontade, é possível implantar uma política de bem estar das pessoas e dos animais. Para estes, criar política de identificação, vacinação, castração para posterior doação”, completou Fernanda Moreno.
Representantes do Hospital Dr. Arlando Pezzuti se comprometeram a trabalhar em conjunto com os parlamentares para implantar políticas públicas em favor dos animais.