Fernanda Moreno

Passeio Animal

Chegou a tão esperada quinta-feira! Os cachorros do Canil Municipal do Centro de Controle de Zoonoses de Mogi das Cruzes despertam animados. Parece que já sabem como será o dia. O relógio marca duas horas da tarde. Em meio aos latidos, um burburinho de pessoas falando. Não são as vozes dos funcionários. Parece que os cãezinhos têm companhia! 

Faça chuva ou faça sol, essa é a rotina de quinta dos animais do CCZ de Mogi há cerca de 5 anos. Batizado de “PASSEIO ANIMAL”, a atividade de passeio voluntário acontece semanalmente, sempre no período da tarde, nas dependências da própria zoonoses, e proporciona momentos de carinho e descontração aos animais que esperam por adoção no canil. Além dos cães, é possível brincar com os gatinhos, também disponíveis para adoção, e até  levar um novo amigo para casa. 

Os benefícios da atividade dão além da diversão: o passeio promove a socialização e o bem-estar dos cães. É notória a diferença que o projeto tem na vida dos animais, que esperam ansiosos pelos dias de passeio. Parece, inclusive, que já sabem que é dia de visita de voluntários. 

Qual a história do Passeio Animal?

O passeio foi idealizado em 2014, por uma professora de inglês amante da causa animal. Na época, Fernanda era voluntária e ajudava a organizar a atividade, mas o projeto foi extinto no ano seguinte por falta de voluntários, pois eram realizados às quintas de manhã, o que dificultava a conciliação com horário de trabalho dos voluntários. 

Ao tornar-se vereadora e assumir o mandato, a Fernanda Moreno apresentou a Indicação 813/17, numa tentativa para que a atividade fosse realizada aos domingos. Mesmo diante da negativa insistiu e, junto ao Grupo FERA e voluntários, o passeio foi retomado às quintas no período da tarde, como é até os dias de hoje. 

Já em 2019, a parlamentar apresentou a Indicação 340/19, insistindo para que a Prefeitura realizasse passeios extras aos domingos, com feira de adoção, para que mais voluntários pudessem participar da atividade, além de aumentar as chances dos animais receberem um novo lar, dando, assim, oportunidade para novos animais de rua serem resgatados.

Dia 21 de julho de 2019 foi um marco para os animais da zoonoses: a data marca o primeiro passeio realizado num final de semana, reunindo mais de 40 voluntários que reservaram a manhã de domingo para dar amor àqueles que deram amor para pessoas que os largaram nas ruas. Inclusive, foi a primeira vez que todos os cachorros do CCZ e Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), com exceção dos enfermos, passearam. Desde então, a luta da vereadora tem sido constante para que outras edições de final de semana sejam realizadas, mesmo encontrando barreiras burocráticas no caminho. 

Como participar do Passeio Animal?

Se for a primeira vez, mande uma mensagem para a página do passeio no Facebook, e passe seus dados pessoais. 

Onde fica o CCZ de Mogi?

O CCZ de Mogi das Cruzes fica na Estrada Santa Catarina, 2540, no distrito de César de Souza. Mais informações sobre a adoção podem ser obtidas no telefone 4792-8585 ou na página do projeto no Facebook. 

Como posso ajudar no dia? 

Se você puder, leve uma corda/ guia própria para o passeio. Não é obrigatório, mas ajuda a zoonoses. Sachês e petiscos para mimar os cães e gatos também são liberados. 

O que devo vestir? 

No dia, é indicado ir com roupa confortável, calça comprida, tênis, boné, além de protetor solar.

Como adotar um animal do CCZ? 

Basta comparecer no Centro de Controle de Zoonoses de segunda a sexta, das 10h às 17h (com intervalo das 12h às 13h30), portando os documentos pessoais e comprovante de endereço. Mais informações sobre a adoção também podem ser obtidas no telefone 4792-8585. 


Acesse o Manual

Se puder, preencha os dados abaixo para que eu possa te conhecer melhor e tê-lo (a,) como aliado(a).