O que fazer quando presenciar uma situação de maus-tratos? Animal envenenado? Vou viajar, posso levar meu pet? Como faço para ajudar um animal abandonado? Não é raro nos depararmos com tais tipos de situações no dia a dia, principalmente nos últimos anos, em que a causa animal vem ganhando espaço, e orientações adequadas fazem toda diferença na hora de lidar com o animal.
Para ajudar a população a entender os serviços voltados aos animais em Mogi das Cruzes, a vereadora Fernanda Moreno (MDB), representante da causa animal, que também é protetora, ativista e voluntária da ONG Grupo FERA, reuniu uma série de orientações para auxiliar os munícipes, da história da carrocinha, extinta em 2008, através da Lei Estadual nº 12.916, do Deputado Feliciano Filho, que colocou fim à matança indiscriminada de animais, até canais de denúncia e outras informações pertinentes à causa.
As orientações foram reunidas, originalmente, para a Indicação 1080/19, por meio de orientações voltadas a servidores municipais, para demandas e denúncias referentes à causa animal que chegam por meio da Ouvidoria Municipal e, posteriormente, adaptada à população em geral.
O manual traz os avanços da causa nos últimos 10 anos, e conta como os animais eram tratados pelo Poder Público, da época da carrocinha até os dias atuais, em que o conceito de “bem-estar animal” foi incluído na sociedade.
A live visa apresentar o material, esclarecer dúvidas e conscientizar a população de que nenhuma política pública funciona sem a conscientização humana, afinal, ainda é grande o número de pessoas que maltratam e abandonam os animais.
O bate-papo digital será transmitido ao vivo nesta quinta-feira (09), a partir das 19h, diretamente do Facebook e Instagram da vereadora, e é aberto à todas as pessoas. Depois, o material ficará disponível para download no site da parlamentar, onde também é possível encontrar propostas, dicas e notícias relacionadas, principalmente, à causa animal.
[inbound_forms id=”2294″ name=”Manual da Causa Animal”]