Dispensadores ecologicamente corretos de saquinhos “cata-caca” conscientizando a população da “Lei dos Canudos” instalados no município
A iniciativa foi batizada, em Mogi das Cruzes, de “Passeio Limpo”. Até o momento, de acordo com a empresa responsável pela instalação e manutenção, foram instalados 50 totens em locais de grande circulação de pessoas, e 10 deles levarão uma imagem de conscientização sobre o uso do canudo plástico, a pedido da vereadora Fernanda Moreno, autora da Lei Municipal nº 7.420/18 junto ao vereador Otto Resende.
A norma foi publicada dia 19 de dezembro de 2018 e deu 180 dias para estabelecimentos da cidade se adequarem. O prazo permitiu que os comerciantes ofertassem no período alternativas biodegradáveis ao canudo de plástico comum, nocivo ao meio ambiente.
A conquista dos totens veio através da Indicação 199/18, também de autoria da parlamentar, que solicitou estudos para que o projeto fosse instalado em Mogi, a exemplo de outras cidades brasileiras. A iniciativa consiste na instalação de totens com mídia patrocinada para divulgar campanhas educativas, contendo um dispensador de saquinhos ecologicamente corretos para que o cidadão possa coletar os dejetos de seus animais em espaços públicos e privados. Mogi das Cruzes é a primeira cidade não litorânea a receber o projeto.
A proposta tem por objetivo oferecer um serviço que favoreça e facilite o recolhimento de fezes de animais pelos proprietários durante passeios, e não tem custo para os cofres públicos. A matéria-prima das sacolinhas plásticas oferecidas, além de biodegradável, é 100% reciclável, porque é produzida de polietileno de origem renovável, derivado da cana-de-açúcar, que, inclusive, em sua produção, captura e fixa o gás carbônico da atmosfera, importante para diminuição de emissão de CO² da atmosfera.
A contratação, em janeiro de 2019, se deu por termo de cooperação e tem duração de um ano, podendo ser prorrogado. A empresa irá explorar o espaço público em troca da oferta do serviço. Entre as obrigações da empresa estabelecidas no termo, estão a responsabilidade por confeccionar, instalar e manter em boas condições de utilização os totens nos locais indicados pela prefeitura, e manter nos dispensadores os sacos para coleta dos dejetos, repondo-os periodicamente ou até 24 horas após serem informados sobre a necessidade de recarga. Um relatório mensal também deve ser encaminhado para a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente.
Os animais fazem parte da família e estão presentes em grande parte dos lares brasileiros. No Brasil, 44,3% dos 65 milhões de domicílios possuem pelo menos um cachorro e 17,7% ao menos um gato, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, há no total 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos no País.